Como usar os Flashcards em atividades?

CONFECÇÃO DOS FLASHCARDS

🐨 Do que eles são feitos?
Nossos cards são impressos com alta qualidade em papel couchê, plastificados bem durinhos e resistentes e por fim, tem todos os seus cantinhos arredondados para segurança da criança.

🐼 São resistentes?
São bastante resistentes, quase da mesma espessura de um cartão de crédito. Eles só são vulneráveis à água.

🐻 Podem ser personalizados?
Podem sim. Se sua criança já tem miniaturas, ou algum joguinho que você gostaria que ela tivesse cartinhas para parear, podemos fazer. Basta me enviar a foto que eu faço seu orçamento.

🐸 Qual a medida das cartas?
A maioria deles mede 9x9cm, com exceção de alguns que diminui um pouco o tamanho por questões de custo benefício.

🐠 Podem ser feitos em outra língua?
Podem ser feitos em outras línguas sim, inclusive são excelentes ferramentas de aprendizagem para isso!

🐯 Com que idade já posso usar com minha criança?
A partir de 18 meses já podem ser apresentados, sob supervisão claro, os temas mais básicos como cores, animais, veículos. Temos temas para diversas idades!

 

POR QUE USAR FLASHCARDS EM ATIVIDADES DE PAREAMENTO?

Maria Montessori em sua vida como educadora, defendia que a criança tivesse liberdade necessária para a autoeducação. Montessori observou que algumas das atividades preferidas dos pequenos era a classificação, o pareamento, a organização e a nomeação.

Nesse caminho, a criança precisaria de materiais que a ajudassem no processo, segundo as habilidades que instintivamente trabalhava para desenvolver.

E por isso os materiais de pareamento são muito úteis as crianças nesse processo de construção de cultura e conhecimento.

Materiais de pareamento consistem, em geral, em um trio de impressos com imagens bonitas, figuras tridimensionais do real (miniaturas) e ainda etiquetas com palavras, para que a criança agrupe objeto, figura e palavra.

E nesse agrupamento de palavra-objeto-imagem, o chamado pareamento, a criança desenvolve seu aprendizado e conhecimento. (Fonte: www.larmontessori.com)

Ja percebeu que seu filho ou filha gosta de comparar figuras e objetos? Isto é porque ao estabelecer uma associação entre uma imagem de algo real e um objeto correspondente, a criança está aprendendo vocabulário. Esta atividade é o que se chama pareamento e é muito comum em casas e escolas que adotam o método Montessori. As atividades podem ser feitas para desenvolver o vocabulário nos mais variados temas: cores, formas, animais, frutas, vegetais, com diversos graus de dificuldade que podem variam conforme a idade da criança.

Maria Montessori, médica e pedagoga italiana que revolucionou o ensino no século IX, observou que uma das atividades preferidas dos pequenos é a classificação, o pareamento, a organização e a nomeação de objetos. Ela defendia que a criança tivesse liberdade necessária para a autoeducação e, para isso, precisaria de materiais que a ajudassem no processo, segundo as habilidades que instintivamente trabalhava para desenvolver. Neste sentido, os materiais de pareamento são muito úteis as crianças nesse processo de construção de cultura e conhecimento. Eles consistem, em um primeiro momento, em um par de impressos de imagens bonitas e figuras tridimensionais do real (miniaturas), para que a criança agrupe objeto e figura. Através do pareamento, a criança desenvolve seu aprendizado e conhecimento. Por este motivo, Daniel, ainda hoje, adora comparar imagens de livrinhos que têm sobre animais com o correspondente de borracha. Recebemos dos clientes vários depoimentos e fotos de atividades que foram desenvolvidas em suas casas com as crianças e o resultado é sempre muito positivo.

 

COMO USAR OS FLASHCARDS?

Recebo muitas perguntas como essa, é resolvi fazer um resumo aqui das possibilidades de uso desse material. Flashcards quer dizer "cartões rápidos". Ou seja, eles são um ótimo exemplo de que uma imagem vale mais do que mil palavras pois facilitam o aprendizado do seu conteúdo. Isto dito, como podemos usá-los?

1. PAREAMENTO COM MINIATURAS: o modo mais "clássico" de utilização, comparando miniaturas com seu correspondente impresso.

2. APRENDIZADO DO NOME DO QUE ESTÁ IMPRESSO: pode-se mostrar a carta e fazer com que a criança memorize o nome da figura. Sei de crianças que adoram decorar bandeiras de países, eu era uma delas.

3. JOGO DA MEMÓRIA: aos pares, não com peças iguais, mas relacionadas de alguma forma. Silhueta e desenho, número e quantidade, padronagem do pelo e animal...

4. JUNTOS A OUTROS MATERIAIS: existe ainda a possibilidade de unir a pregadores com adesivos na alfabetização, com argila para esculpir o objeto e tudo o mais que a imaginação mandar!

5. CLASSIFICANDO: colocando por exemplo planetas em ordem de acordo com a imagem da galáxia, o ciclo de vida dos animais, etc.

 

COMO ESCOLHER OS MATERIAIS PARA PAREAMENTO?

 

Maria Montessori acreditava que, quanto mais próximos ao real os objetos tridimensionais e as imagens para pareamento fossem, melhor seria para o aprendizado. E é este pensamento que deve orientar nossa busca por materiais. Nesse sentido, na falta de encontrá -los no mercado na época, ela construiu muitos dos materiais que usava e que hoje estão presentes em muitas escolas e casas, como a Torre Rosa e os sólidos geométricos.

Porém em relação às miniaturas do real, fica mais difícil encontrar imagens e objetos que realmente sejam parecidos. Nesse sentido, buscamos usar imagens em alta resolução e reais em nossos flashcards e ainda em trazer as miniaturas mais realistas pelo melhor custo-benefício!

 

>> Dá pra usar Flashcards quando não temos as miniaturas para o Pareamento?

A resposta é SIM! Então trouxe aqui algumas sugestões de atividades para fazer com os Flashcards que não tem necessidade de se ter as miniaturas, sendo utilizados como cartões para memorização ou ferramenta para fixação de vocabulário ou fonemas da fala.

1. Corrida: uma pessoa fala alguma carta e a criança que pegar no menor tempo, ou pegar primeiro caso haja mais de uma, ganha a rodada.

2. Memorização: passar as cartinhas e pedir que a criança repita o nome da figura.

3. Ordem alfabética: organizar os Flashcards em ordem alfabética.

4. Comparação com objetos reais em outros momentos: aqui Daniel adora colocar na janela o flashcard correspondente à fase da Lua que ele vê no céu. Quando vamos ao mercado, na parte de hortifruti, vou passando e perguntando a ele quais frutas e legumes são conforme vou apontando.

 

QUANDO INTRODUZIR O PAREAMENTO DE MINIATURAS PARA UMA CRIANÇA?


Por aqui quando Daniel era bem pequeno, tipo 1 ano e meio, iniciei com miniaturas de animais selvagens e um livro que ele tinha, apenas com gravuras e nomes.

Mas os animais eram muito grandes para caber todos na folha do livro, e resolvi introduzir os Flashcards. Usei também algumas frutas e legumes que ele tinha para ensinar. Deslizando as fotos você pode ver o Daniel bem pequeno, já fazendo Pareamento!

Agora, aos 6 anos, ele escolhe os temas que quer 🤣 e o último foram peixes das regiões abissais 🙄.

O Pareamento é uma atividade que crianças gostam muito e por isso mesmo, é uma ótima forma de ensinar as mais variadas coisas aos pequenos!

A partir de 18 meses já podem ser apresentados, sob supervisão claro, os temas mais básicos como cores, animais, veículos. Temos temas para diversas idades!

 

POR QUE OS FLASHCARDS DEVEM TER FOTOS REAIS E NÃO DESENHOS?

A educação montessoriana é baseada na observação e categorização do mundo real, pois é a partir dele, que as crianças constituirão a fantasia, a imaginação, assim como fazemos nós adultos.

Um cachorro de desenho animado só fala pois observamos o mundo e o atribuímos características humanizadas. Fantasia sobre a realidade.

Para a criança, que ainda não tem essa categorização de mundo pronta, a fantasia se confunde com a realidade e por isso, não deve ser usada como base para a construção do pensamento organizado sobre o mundo.

“O faz-de-conta saudável, assim como o desenho de observação, a escrita e diversas outras formas de arte são, para Montessori, imaginação. A crença imposta em personagens variadas, o faz-de-conta ilusório e até o medo de seres mágicos são formas de fantasia. A primeira se desenvolve naturalmente quando a criança é deixada em liberdade, a segunda surge a partir da vontade do adulto.” – 
@larmontessori

Assim sendo, "a criança precisa explorar o mundo real antes que possa apreciar um mundo de fantasias criados por adultos", Maria Montessori.

Por isso, para crianças de pelo menos até 6 anos, deve ser dado preferência a se apresentar Flashcards com imagens do real e também miniaturas o mais semelhantes ao real possível, para que essa categorização do mundo seja o melhor possível.

Nossos cards em sua quase totalidade apresentam imagens reais, em alta resolução, dos temas que abordam.

 

POR QUE NOSSOS FLASHCARDS TRABALHAM UMA ÚNICA DIFICULDADE POR VEZ EM SUA MAIORIA?

Quem já comprou ou passou as fotos dos nossos Flashcards aqui ou no nosso catálogo, pôde perceber que as cartas apresentam imagens simples e poucas cores, as necessárias apenas.

Essa aparente simplificação do material se dá baseado no conceito montessoriano de ISOLAMENTO DA DIFICULDADE, onde cada material deve trazer apenas uma dificuldade em si, um único objetivo de estudo.

Assim sendo, não misturamos por exemplo, letras e meios de transporte, apenas o nome da figura e nada mais. Ou cores e animais, ou letras e números.

Se nosso objetivo é trabalhar formas geométricas, que elas sejam da mesma cor. Se o objetivo é trabalhar letras, que elas não estejam atreladas a números. Assim, ao trabalhar com o material, fica mais fácil para a criança absorver o conceito trabalhado.

 

 

DICAS DE ATIVIDADES COM MINIATURAS DE ANIMAIS

Sempre me perguntam sobre como usar as miniaturas, além do pareamento. Essas dicas de atividades a seguir foram guiadas pelo Daniel. Deixei apenas a lousa, o giz, as miniaturas e os flashcards correspondentes a disposição dele na mesinha.

1🐙Miniaturas de animais do fundo do mar - partiu dele a iniciativa de desenhar os animais e fazer o pareamento com seus desenhos. Enquanto ele desenhava, falávamos sobre o animal, como "o polvo solta uma tinta para se defender", por exemplo. Depois, ele passou para o pareamento com os flashcards. Falamos também sobre animais do mar e do gelo, pois no kit vem pinguim e foca.

2🐜Ciclo de vida da formiga - apresentei as miniaturas e os flashcards. Ele teve a ideia de fazer o pareamento de uma forma diferente. Encaixou no canto da mesa deixando as cartas em pé, e pôs as miniaturas em frente à etapa correspondente.

3🐞Ciclo de vida da joaninha - ele próprio escreveu o título na mesa e fez o pareamento da mesma forma, de pé, que fez com a formiga. Aproveitei para introduzir mais uma atividade e pedi que numerasse as etapas, em ordem.

👍Podíamos ainda ter escrito os nomes de alguns animais, lavado para tirar o giz, separado por habitat os do fundo do mar, ter desenhado um labirinto para levar por exemplo, a formiga a seus ovos (coordenação motora).

🤗 Juntas as miniaturas a outros materiais permite uma expansão do leque de atividades possíveis. Seguir o que diz a imaginação da criança também pode ser bem interessante.

 

COMO USAR FLASHCARDS NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS MAIORES?

A resposta é SIM! Basta que pra isso sejam criados Flashcards com temas de acordo com os conteúdos a serem aprendidos por elas.

Por aqui já usei em alguns momentos de estudos do Daniel, com atividades que vieram na apostila da escola e outras que ele próprio me pediu para aprender.

Quando a atividade pedia que se apontasse os continentes, ele pôde identificá-los com mais facilidade ao comparar o mapa a ser pintado aos Flashcards com os continentes.

Em outro momento, usamos o sistema solar, para ordenar e reconhecer planetas e em seguida pintar e colar seguindo esta ordem em uma folha.

Também plantamos um feijão no início da 40ena e Daniel adorou acompanhar e ordenar suas etapas de crescimento!

 

COMO USAR FLASHCARDS PARA ORGANIZAR A ROTINA INFANTIL?

As crianças precisam de uma rotina bem definida para se sentirem seguras ao saber o que acontecerá depois (por isso assistem tantas vezes o mesmo filme/desenho ou pedem que leiamos um livro várias vezes).

Definir uma rotina diária, além de ajudar seu dia, ajuda a criança a ser mais flexível na mudança de atividades especialmente se o que ela estiver fazendo for prazeroso.

Representar as atividades do dia em forma de cards ajuda ainda na compreensão de linha do tempo e de sucessão de horas.

Para os maiores pode-se ainda incluir a hora de cada atividade, para comparação com o relógio de ponteiros.

Deixe os cards dispostos na ordem em que os compromissos ocorrerão, e combine com a criança como será a marcação do que já aconteceu. Virar a carta de costas, tirar do local onde está exposta... assim ela sempre saberá a próxima atividade!

*****

Quer saber mais sobre nossos flashcards? Baixe nosso catálogo clicando aqui! Ou me chama pelo whats 51 98190-1295

Sobre a loja

🌱☀️🦁 Produtos educativos para a criança descobrir o mundo com independência! Flashcards, material Montessori, brinquedos e jogos. Personalizamos! |||||||||||| Aqui você também encontra bodies, canecas, quadros e outros produtos criativos, originais e personalizados para sua casa e família!

Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

Beatriz Marcon MEI - CNPJ: 11.439.644/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2021

Desenvolvido por